Começo esse texto deixando bem claro que não existe mágica ou um caminho milagroso para aprender violão. Meu nome é Welbert Lucas, professor de violão à 8 anos. Então, o que posso dizer a uma pessoa que quer aprender a tocar mas se sente travada? Direi através de um fato ocorrido em uma de minhas aulas dadas. Um certo dia dando aula de violão para um aluno, considerado “travado”, notei nele uma certa insatisfação consigo mesmo. O questionei o que estava acontecendo. Ele me disse que estava cansado de tanto errar. Quando vejo um aluno falar isso eu faço uma brincadeira com grande fundo de verdade. Eu pergunto se existe alguma forma de aprender algo sem ser errando. Depois de uma breve reflexão, o aluno responde: NÃO! Chegamos ao ponto de destrava: o reconhecimento de que a única forma de aprender algo é errando. Eu ainda não descobri outra forma de aprender, você conhece?
Quando se entende isso, tudo muda. O erro se torna uma nova oportunidade de acerto, e se errar novamente? Tenta novamente! Simples assim!
Falando de como eu me destravei, foi somente quando eu entendi que eu sou um eterno aprendiz que ama o erro, por que só vem o acerto se houver erro, equilíbrio.
Fica aqui então uma dica, não uma receita infalível, experimente ser um eterno aprendiz por um tempo, vai que você goste. Eu amo!
Grande abraço,