Musicalização Adulto

O curso de musicalização da Escola EMP foi estruturado em 3 níveis, com a duração de 01 semestre para cada nível.

Para cada nível foram criados uma apostila e áudio de treinamento auditivo, contendo exercícios e músicas a serem transcritas pelos alunos. O curso aborda os princípios básicos da teoria , treinamento auditivo, solfejo e transcrição de músicas possibilitando ao músico uma formação completa e preparando-o para o mercado de trabalho.

Carga horária: uma aula por semana de 55 min. de duração

Divisão dos níveis:

Nível I

Teoria – Notas no pentagrama, claves, cifra, figuras rítmicas, compasso, intervalos, acidentes, barras e sinais de repetição, escalas maior, menor natural e cromática, formação de acordes (tríades e tétrades)

Solfejo – Introdução à escala pentatônica (uso do Dó móvel)

Treinamento auditivo – Reconhecimento dos acordes maior, menor e maior c/7

Nível II

Teoria – Formação e aplicação das escalas pentatônicas, armadura de clave, inversão de acordes, formação de acordes (suspenso, sexta, nona), contratempo, síncope, unidade de tempo e compasso, compasso composto

Solfejo – Leitura de melodias nas escalas pentatônica maior e menor (uma oitava), nos compassos binário, ternário e quaternário

Treinamento Auditivo – Criação e transcrição de músicas na tonalidade maior, nos estilos rock, pop, balada e reggae. A transcrição inclui baixo, bateria, teclado, guitarra e instrumentos de sopro

Nível III

Harmonia – Campo harmônico maior e função

Solfejo – Leitura de melodias nas escalas pentatônica maior, menor e blues (uma quarta composta), nos compassos composto e simples. Uso do Dó móvel.

Treinamento Auditivo – Criação e transcrição de músicas na tonalidade maior, nos estilos rock, blues, afoxé, bossa nova, baião e jazz.

Avaliação: O aluno deverá alcançar no mínimo 60% em freqüência e no teste de avaliação, para mudar de nível e receber o certificado.

Após a conclusão do curso de Musicalização III , recomendamos aos alunos que façam o Curso de Harmonia.

Obs: *Gratuito para alunos da escola

Aulas em grupo, onde as turmas se iniciam semestralmente.